Uploaded with ImageShack.us

terça-feira, 29 de março de 2011

Casulos, lagartas e borboletas



Acredito que todos já devem ter ouvido falar em como uma simples lagarta se transforma em uma borboleta!
Para nós, biólogos, (sim, porque além de jornalista, sou bióloga. Que chique!) hahaha.
Mas, continuando... Para nós, biólogos, é a evolução da espécie. Uma simples lagarta, que vive rastejando e presa aos galhos e folhas das árvores, feia e sem nenhum atrativo. Que, às vezes, causa medo e nojo às pessoas que a encontram, se transforma em uma bela, colorida e iluminada borboleta... Um animal que desperta felicidade, alegria nas pessoas. Que chama atenção por suas cores, por seu vôo gracioso...
A lagarta deixa de ser um animal rastejante para se transformar em um animal voador, que pode levar alegria e beleza para diversos lugares. Além, é claro, de levar o pólen em suas patas... Que disseminarão novas e coloridas flores por toda parte.
Realmente, uma grande e belíssima transformação!
Mas, uma transformação difícil! Não é nada fácil para a lagarta se transformar em borboleta!
Quando chega a sua fase adulta... Já cansada da vida, a lagarta cria em torno de si, um casulo. Ela mesma tece os fios desse casulo, fios de seda, e envolve-se nele. E ali fica. Quieta, em um estágio de hibernação, com seu corpo se transformando, se moldando para que torne-se borboleta. Depois desse período, que pode durar de uma semana a um mês, dependendo da espécie, a borboleta está pronta para sair do casulo e alçar seu primeiro vôo.
Mas não pensem que essa saída é fácil! Não pensem que o casulo simplesmente se abre para que ela saia. Não! A saída do casulo é difícil e dolorida para a nova borboleta, que tem de forçar as paredes do casulo para que se rasguem e ela consiga sair. Essa força que a borboleta faz para se livrar do casulo é fundamental para que suas asas sejam perfeitas. Se alguém rasgar o casulo e facilitar sua liberdade, ela terá asas fracas, tortas e mal formadas, que não permitirão seu vôo.
Uma transformação linda... Renovação de vida. Depois de livre do casulo, com suas asas perfeitas, é como se a borboleta renascesse. A lagarta já não mais existe e ela está livre para voar e levar beleza às pessoas.


Assim também somos nós. Simples lagartas no mundo. Mas também temos a chance de nos transformar em agradáveis borboletas.
Cabe a cada um de nós trilharmos nosso caminho de forma a sermos para sempre lagartas, rastejantes e sem brilho... Insignificantes aos olhos dos outros, rastejando pelo mundo, sendo ignorados e, muitas vezes, desprezados. Ou, quem sabe, trilharmos um caminho de paz e beleza, que nos transformará em borboletas iluminadas. Que trarão felicidade e beleza às pessoas à nossa volta.
A inveja, a ignorância, a falta de caráter, mentiras, falsidades, fofocas, farão das pessoas sempre lagartas, presas em suas vidas rastejantes. Ao final, ficarão presas a um casulo escuro e sem vida. Pessoas assim, nunca terão força ou capacidade para se tornarem borboletas.
Algumas pessoas até tentam se tornar borboletas. Formam o casulo, envolvem-se nele e ficam, quietas. Mas ao sair, ao conseguir a liberdade, o máximo que conseguem é se transformar em “assustadoras” e sombrias mariposas. A falta de bons desejos, a escuridão de seus corações, reflete-se em sua transformação. O resultado é uma mariposa, sem cor e sem luz.
Mas, sentimentos bons e puros, a sabedoria, a compreensão, a verdade e a justiça, esses sim, farão de nós lindas e perfeitas borboletas. Renovadas pela felicidade e pela humildade, nos transformaremos e romperemos o casulo, alçando vôos cada vez mais altos. Sempre em busca da perfeição!

Danielle Sgorlon

"Borboleta...
Que voa
Ilumina
Reluz
Borboleta...
Que encanta
Traz beleza
Seduz
Borboleta...
Com seu vôo eterno
Cada vez mais alto
Chegará ao topo
E encontrará a luz..."
                             Danielle Sgorlon
 
 
Postado em:
http://www.danisgorlon.com/2010/08/casulos-lagartas-e-borboletas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião sobre o texto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...